Efemérides



Enquanto professora de História, não poderia deixar de vos dizer que faz hoje, dia 1 de Dezembro de 2013, 373 anos desde que os quarenta conjurados declararam o fim ao reinado Espanhol em Portugal, marcando-se nesta data o fim da Dinastia Filipina.





Este dia ficou conhecido como o Primeiro de Dezembro ou o Dia da Restauração da Independência. 

Bom domingo!

---------------------------------------------------------------------------------------

Há 522 anos...

A 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo desembarcou numa pequena ilha das Caraíbas e abriu as portas do Novo Mundo. Julgando que tinha chegado à Ásia atravessando o Atlântico, Colombo acabou por fazer uma dos maiores descobertas: a América.







Para saberes mais clica em: 25 de abril de 1974 - Dia da Liberdade



Há 836 anos...
No dia 23 de maio de 1179 o papa Alexandre III reconheceu Portugal como reino independente.




Assinatura do Tratado de Tordesilhas

Este tratado foi celebrado entre D. João II, rei de Portugal, e os Reis Católicos, a 7 de junho de 1494, emTordesilhas, perto de Valladolid, em que se fazia uma divisão do mundo em duas zonas de influência, umaportuguesa, a outra espanhola.A assinatura do tratado é o culminar de um longo processo negocial entre Portugale Castela pela posse das terras descobertas. Este processo vem já do século XIV, com a disputa pela posse dasCanárias, e origina o Tratado de Alcáçovas de 1479. Nele, Portugal renunciava às Canárias, enquanto Casteladeixava para Portugal todas as outras ilhas atlânticas e o comércio da costa africana. Em 1480 assina-se oTratado de Toledo, que confirma o Tratado de Alcáçovas. Mas em 1492 dá-se a chegada de Cristóvão Colombo àAmérica, que origina nova disputa sobre a sua posse. D. João II invoca o Tratado de Alcáçovas e reivindica paraPortugal a sua pertença. Os Reis Católicos, que enviaram a expedição, reclamam para o papa Alexandre VI.Sucedem-se as negociações e em 1493 o papa, por bula, marca uma linha divisória que passava por ummeridiano situado 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde. D. João II não aceita essa divisão. É porisso que se diz que D. João II já teria conhecimento da existência do Brasil.O monarca português propõenegociações aos Reis Católicos e marca-se uma reunião, primeiro para Simancas e depois para Tordesilhas.Nesta reunião os Reis Católicos aceitam que a linha traçada por Alexandre VI passasse num meridiano a 370léguas para oeste de Cabo Verde e não a 100, passando o mundo a estar dividido em duas zonas de influência:uma de Espanha, as terras conhecidas ou a descobrir a ocidente desse meridiano; outra de Portugal, as queficassem a oriente. Este tratado, celebrado em 1494, foi depois sancionado pelo papa Júlio II em 1506.
Tratado de Tordesilhas. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. 
wikipedia (Imagens)







O acesso da mulher ao voto e a outros direitos levou anos a acontecer. Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar em Portugal, mas aproveitou um buraco na legislação portuguesa para o fazer.

No primeiro ato eleitoral da recém nascida República, em 1911, era permitido o voto a todos os chefes de família que soubessem ler. Como não era referido o género, Carolina Ângelo, médica, viúva, e por isso, chefe de família, foi uma das pessoas que votou. Seria a única mulher a fazê-lo .

No ato eleitoral de 1913 as mulheres já não podiam votar, pois tinha sido aprovada legislação, que especificava que apenas os homens o podiam fazer.

Em 1928 esta é uma das reivindicações fundamentais do Congresso Feminino de Portugal, mas há outras preocupações que ganham importância relacionadas, nomeadamente, com a questão do corpo e da saúde da mulher.

Temas que vão merecer atenção e causar polémica nas décadas seguintes, nomeadamente, em livros como o de Maria Lamas, “Mulheres do meu país”, ou “Novas Cartas Portuguesas”, textos de um grupo de autoras que ficariam conhecidas como “As Três Marias”.

Temas: Cidadania, Educação para a cidadania, História, Século XX
 ver mais em: http://ensina.rtp.pt/artigo/a-mulher-e-o-direito-ao-voto/


Nenhum comentário:

Postar um comentário